Ayurveda é um sistema milenar de saúde surgido na Índia entre 5 a 7 mil anos atrás, sendo talvez o mais antigo que se tenha conhecimento na humanidade. Em sânscrito, “Ayur” significa “Vida” e “Veda” significa “Ciência”.
Diferente do paradigma ocidental, em que majoritariamente o foco é na doença (quer seja no tratamento ou na prevenção), na ayurveda o foco primário é sempre o indivíduo e suas relações com as Emoções, seu Estilo de Vida, sua Alimentação e o Ambiente.
A medicina ayurvedica é considerada como a base a partir da qual surgiram posteriormente a medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Historicamente, parece ter havido um intercâmbio entre a medicina ayurvedica e a medicina tradicional japonesa, o que explica alguns tratamentos compartilhados entre ambos sistemas.
Os textos principais da Ayurveda são somente três: o Charaka Samhita (compêndio de clínica médica ou medicina interna), o Sushruta Samhita (compêndio de cirurgia ayurvedica) e o Ashtanga Hridaya (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata).
Segundo texto da ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda):
“O Ayurveda acredita que tudo no universo é composto pelos 5 Elementos ou Pancha-ma habhutas, inclusive nosso corpo físico, são eles: Espaço ou éter ( Akasha), Ar ( Vayu), Fogo ( Agni), Água ( Jala ou Ap) e Terra ( Prithvi). Estes 5 Elementos se expressam na nossa fisiologia através dos 3 Doshas ( humores): Espaço e Ar formam Vata, Fogo e Agua geram Pitta e Água e Terra constroem Kapha. As qualidades dos 3 Doshas relacionam-se com as características destes Elementos.
- Vata ( Espaço e Ar) é seco, leve, sutil, móvel, claro e áspero.
- Pitta ( Fogo e Água) é quente, agudo, liquido, oleoso, azedo, picante e fluido.
- Kapha ( Agua e Terra) é pesado, lento, suave, claro, grosso, macio, oleoso, estável e viscoso.
Segundo o Susruta Samhita a saúde é definida da seguinte forma: “Quando os Doshas (humores), Dhatus ( tecidos), Agni ( digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas ( excreções) estão em sua função normal e isto está associado a clareza dos sentidos, mente e alma”. Nesta filosofia a pessoa pode não ter uma doença propriamente dita mas também não estar saudável pois a saúde depende de uma integração corpo-mente-espirito.
O Ayurveda possui 2 objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudá-veis e curar as doenças dos pacientes. Neste sentido há 2 principais tipos de tratamento ( chi-kitsa):
Terapia de promoção da saúde ( Urjaskara Chikitsa): é a abordagem terapêutica que promove saúde, força, vigor e vitalidade nas pessoas saudáveis. Nesta especialidade são utilizados 2 principais ramos do Ayuveda: Rasayana ( rejuvenescimento) que beneficia a saúde física, mental, emocional e social e Vajikarana ( afrodisíacos) que promove a vitalidade e aumento da libido em pessoas com bom estado de saúde.”
Alimentação equilibrada
A gente é o que a gente come, não é mesmo? Cada alimento tem o poder de mexer com os elementos que nos formam. Então, na hora de re-harmonizar o corpo e a mente, ter uma alimentação equilibrada para as suas necessidades é essencial. Por isso, a preocupação com a alimentação é uma das bases para todos os tratamentos Ayurvédicos.
Segundo Luciana Leon Rosa, psicóloga, terapeuta Ayurvédica e especialista do Zenklub:
“Faz parte de qualquer tratamento Ayurvédico a inclusão de uma boa alimentação. Afinal, não tem como alcançar um estado emocional saudável sem levar em consideração o que comemos. Isso é muito claro para o conceito Ayurvédico.”
Ela também destaca que o terapeuta Ayuvérdico não fornece dietas e não faz o trabalho de um nutricionista. Sua atuação é toda com base nos saberes milenares.
Massagens Ayurvédicas
Pensa numa massagem completa, com óleos, pedras e muito relaxante – de acordo com a sua necessidade. As Massagens Ayurvédicas ajudam na circulação sanguínea e das energias, trazendo bem-estar e podendo, até, aumentar a sua flexibilidade. Uma das massagens mais conhecidas é a Abhyanga, que foca principalmente na região do coração e do abdômen.
Shirodhara
Essa é uma terapia linda e muito intensa! Por mais ou menos 40 minutos, é derramado um fluxo constante de um óleo aquecido na testa. É um processo profundo, revitalizador e que pode levar a experiências transcendentais.
Terapias purificadoras (Panchakarma)
Lembra que o Ayurveda tem como grande foco eliminar toxinas? Então, para isso existe o Panchakarma, que é uma terapia purificadora. Além de purificarem a sua alma, essas terapias podem ter uso prático também para limpezas de intestinos e vias respiratórias.
Yoga
A yoga é frequentemente recomendada por especialistas por fazer parte de uma rotina saudável. Com a yoga, você aprende a respirar melhor, exercita várias partes do corpo e ainda encontra tempo para meditar.
Fitoterapia
O saber milenar das plantas medicinais sempre acompanhou o Ayurveda. A natureza tem muito a nos oferecer, com raízes, folhas, caules, flores e sementes que podem ser usados para diferentes finalidades de tratamento.
Outras terapias como aromaterapia e cromoterapia, bem como meditação, técnicas de respiração e mudanças gerais de hábitos também costumam ser recomendadas. E óleos medicinais, pedras e outros minerais muitas vezes fazem parte dos tratamentos.
Ayurveda é a Ciência:
- dos 5 Elementos
- dos 3 Doshas
- dos Opostos
- dos 6 Sabores
salgado – pitta (água + fogo)
doce – kapha (água + terra)
ácido – terra + fogo
picante – fogo + ar
adstringente – ar + terra
amargo – vata (ar + éter)
Terminamos com a famosa frase do texto clássico Charaka Samhita:
“Para o ignorante o mundo inteiro é seu inimigo porem para o sábio o mundo inteiro é seu professor”
Referências:
1. https://zenklub.com.br/ayurveda/
2. https://ayurveda.org.br/a-abra/o-que-e-ayurveda/
3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda
Comentários